quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Westworld - capítulo: "Contrapasso" T1 x E5 - Teorias Com MUITO SPOILER





Publicado, 03 de novembro de 2016.




(Não comecei antes porque estava em um sono profundo e sem sonhos)



Capítulo 5: O Contrapasso


Vamos imaginar um soldado marchando. Agora imagine que ele se perdeu no ritmo da cadência dos demais, para achar o passo correto ele precisa fazer um contrapasso, que nada mais é, do que dar meio passo extra (fora do tempo da cadência) fazendo com que ele recupere o tempo perdido para integrar tudo novamente. E assim chegamos ao nome genialmente escolhido para o 5º capítulo de Westworld.


Em diversos momentos assistimos Dolores (Evan Rachel Wood), iniciar sua perda de cadência. O 'contrapasso' ou passo extra, seria Arnold? Creio que sim, porque como descobrimos nos episódios anteriores ‘A cadência real' de Dolores seria destruir toda a criação da empresa Delos. 

Acompanhamos também uma constante preocupação em ‘analisar’ Dolores, muito mais vezes do que analisam a Maeve, por exemplo. Lembrando que Maeve está apresentando sinais de descobertas muito menos velados que Dolores. Temos então uma afirmação, quando dizemos que a narrativa de Dolores foi imposta e é constantemente controlada, para que se evite a destruição da companhia.


A Filha de Lawrence que conversa com Dolores no episódio anterior faz uma indicação muito importante enquanto rabisca no chão o labirinto. Ela diz que ambas vieram do mesmo lugar enquanto aponta para o desenho – Arnold teria espalhado sua consciência em diversos personagens como ‘saves’ de jogo para que assim, Dolores chegasse ao circuito central do jogo, ou como é conhecido 'O Labirinto', onde  ela reencontraria sua “Cadência Real”, ou a leitura do código original para qual Dolores foi criada. 


Labirintos de placas de circuito - Achei parecido, mas claro de forma rudimentar, com os entalhes na madeira do capítulo anterior.

Essa busca pelo Labirinto e por Arnold, mais uma vez me faz recordar de Matrix, quando Neo pretende embarcar com os outros programas via 'METRÔ" para chegar ao 'mainfraine' da Matrix e encontrar o arquiteto - No caso de Dolores, ela embarca no trem em companhia de Will. Neo estaria para Dolores como Arquiteto estaria para Arnold?


A ideia dos ‘saves’ explicaria o motivo de Lawrence ser revisto como poderoso chefe El Lazo, que acompanhará Will e Dolores para outra jornada. Lembrando que Dolores diz apontando a arma para a nitroglicerina “Eu não confio nele” – E Lawrence diz “ É o primeiro passo para me conhecer”, ou seja, não confie na narrativa anterior, ele deixou de ser “El Lazo” e pede para ser chamado novamente de Lawrence novamente.

Mais um fato interessante a se pensar é que Lawrence, estava desde o início querendo conseguir nitroglicerina com os planos de levar o carregamento até o labirinto, com o intuito de iniciar uma revolução, como ele mesmo diz enquanto estão enchendo o corpo com o explosivo:

O Inicio do contrapasso começa quando Dolores está em companhia da cartomante, o que me remete mais uma vez ao "Siga o Coelho Branco em Alice / e similarmente quando o Mr. Anderson (NEO) encontra a moça com a tatuagem da lebre branca". Bem, mais uma vez é motivada a achar o labirinto, mas dessa vez parece encontrar algo além. Um fio condutor que ela puxa no próprio braço, o que remete diretamente a um termo muito conhecido na lógica “O Fio de Ariadne”, assim chamado devido a lenda de Ariadne.

A lenda fala que a Princesa Ariadne entrega um fio de lã mágico que ajuda Teseu a sair do Labirinto do minotauro, é o termo usado para descrever a resolução de um problema que se pode proceder de diversas maneiras óbvias (como exemplo: um labirinto físico, um quebra-cabeça de lógica ou um dilema ético), através de uma aplicação exaustiva da lógica por todos os meios disponíveis.


O método permite seguir completamente pelos vestígios das pistas ou assimilar gradativo e seguidamente uma série de verdades encontradas em um evento inesperado, ordenando a pesquisa, até que atinja um ponto de vista final desejado. Este processo pode assumir o método de um registro mental, uma marcação física ou mesmo um debate filosófico (Como Bernard tenta muitas vezes com Dolores).


Mais uma teoria: Poderia ser fisicamente, Dolores encontrando o fio condutor de sua reprogramação e ao desvendá-lo ela inicia propriamente o “Contra-passo” para o andamento original, podendo dar um Reboot em seu ciclo e "Imaginar uma história onde ela não precisa ser mais uma donzela"

Todavia, vemos também um novo 'contrapasso' acontecer, dessa vez em Will, ao abandonar Logan com os capangas. A presença de will até então, foi subestimada como um visitante ingênuo que se apaixona pela mocinha. Will é VPE (vice presidente executivo) de um empresa que vai endossar ou não mais investimentos na Delos, sua chegada a cargo é jogada na cara por Logan em diversas vezes, até que em um momento de ira will diz “ Nada me foi dado”


Uma curiosidade: O nome do personagem "Will" é homógrafo ao termo “Will” que em inglês também significa ‘testamento’. Poderia ser mais uma chance da concretização da última "The Last Will by Arnold" - 'Ultima Vontade de Arnold'  (creio que seja sim). É por isso, o retorno a sua mudança de cadência não seja algo genérico. Will estaria retomando algo que já entrou para fazer em Westworld.

Dolores que é guiada pela voz de Arnold, compreende a importância de Will em sua jornada e a revela da forma mais sincera, como nunca antes ela foi na série.








Seria ele herdeiro em vida do Arnold? E por isso ele citou para Logan que tem advogados investigando a Delos, sobre a morte do sócio? Interesses pessoais além da empresa?

Creio que sim, inclusive notem mais uma curiosidade. Ao lado da Carta do Labirinto está sutilmente uma carta onde vislumbramos uma mulher e um homem que cavalgam juntos.

Repare a carta ao lado da Carta Labirinto e acompanhe a leitura
Se vocês reverem a cena com atenção, perceberão  também que o número da carta não corresponde ao símbolo  “ENAMORADOS” dos Arcanos maiores do Tarô, mas  sim ao número XXV, que corresponde a um arcano menor conhecido como “ O ARGONAUTA”.

Segundo a leitura do Tarô o arcano menor XXV-O ARGONAUTA- representa "O ato de sair em busca do desconhecido. A virtude humana da própria inspiração. O homem animado que enfrenta os perigos do desconhecido."

O Galgo e o gato


A historia do Cão de corrida que inicia o capítulo, estaria ligada diretamente ao Man in Black (Ed Harris), segundo a relato de sua infância, ele achou lindo a liberdade da corrida do cão quando se libertou da coleira - Tal qual o menino (little boy) admirou encontrar Lawrence e MIB. A corrida do cão / A Busca de MIB está sendo observada pela Delos sem que nada o detenha.




Ford (Anthony Hopkins),  quase ao final do episódio, senta a mesa, bebe com o MIB e pergunta, “Se você quer descobrir a moral da história, é só perguntar”


MIB responde: “Eu teria que ter um pá!” em referência a Arnold. MIB diz procurar o propósito, a verdade... O 'Gato' que ele quer alcançar está ligada a morte de Arnold. (Creio que ele esteve presente, como convidado durante o massacre que aparece nas lembranças de Dolores e que supomos ter culminado na morte do sócio de Ford)

Mas como sabemos, o labirinto não foi feiro para o MIB, pois vimos o aviso direto da filha de Lawrence quando disse: “Esse Lugar não é para você” – Se MIB alcançar o “Gato” ele perderá o propósito, como o cão de Ford?

 Mais Teorias


Estou cogitando a ideia de que MIB, após a morte de Arnold, iniciou um plano no passado onde, por associação a Will (o herdeiro) estaria agindo como um investigador. MIB seguiu infiltrado há muitos anos e ganhou carta branca, por ter investido grandes valores após a morte de Arnold, tornando-se um convidado VIP. 



Vou ainda mais além, acredito que havia uma relação de amizade entre Arnold e MIB, e após a morte dele, MIB tenha se tornado o tutor de Will (caso William seja filho de Arnold)


Ford, percebe uma certa ansiedade em chegar ao Labirinto por parte de MIB, seria pelo fato de seu associado (Will), após anos de planejamento, finalmente estar dentro do jogo também? O que o forçaria a ser mais ágil com uma solução.

Maeve

O encerramento arrebatador de Maeve com Felix, traduz uma linha de pensamento sobre a possibilidade de Arnold ainda poder controlar os personagens de algum meio.



Felix, que deveria ter um papel irrelevante na trama começa a ganhar um destaque especial. Ao querer ir além da sua realidade de "açougueiro" e ver a beleza da vida, ao aprender os códigos que reanimaram o pequeno pássaro. Ele começa a harmonizar com os valores e princípios iniciais da criação de Arnold, que queria ir oferecer algo além da experiência fria e robótica. Uma curiosidade: O nome Felix, vem origem no latim e um de seus significados é "Bem- Aventurado"



Agora uma analise de comportamento de Maeve:


A primeira vez que Maeve (Thandie Newton) esteve "desperta" na Delos, ele esteve assustada, não entendia nada do que via e sua reação foi perfeitamente natural.

Maeve, vem desvendando coisas a bastante tempo. Os desenhos, a lembrança do boneco nas mãos do menino da tribo e a Bala. Sua última frase, antes de se deixar matar ao lado do Hector Escaton (Rodrigo Santoro) foi " Nada disso importa", sabendo que ela seria reconstruída e reanimada. Parte dessa consciência sobre o todo, seja a chave-mestra para acessar a conexão com Arnold.

Agora vamos teorizar mais. 

Recordemos quando MIB está ameaçando a família de Lawrence, após matar a mãe e apontar para Lawrence, a filha que até então estava sob uma resposta esperarada, altera seu padrão de resposta correspondendo a uma sabedoria enigmática e objetiva. Creio que Arnold acessou Maeve, com intuito de recrutar Felix para integrá-lo como ferramenta para seus planos de destruir Delos.





Seria Ford o primeiro robô feito por Arnold? Construído para ajudar na criação de Westworld, mas ele teria adquirido tanta inteligência própria que Arnold precisou construir Dolores para detê-lo?

Um brinde a mulher de sapatos brancos, quem é a mulher de sapatos brancos?



Alguém do passado de Ambos? Por isso ele ainda tem com velho amigo um robô antigo?





Tenho mais teorias, mas preciso voltar a minha narrativa que é trabalhar para pagar essa internet de meu Deus.

Nenhum comentário: